sexta-feira, 13 de março de 2009

Pequena estrela

Sai. Caminhava pela vila, estava deserta, não se via vivalma. Ao fundo o latir dum cão e a água a passar no riacho. A passos brandos, mas seguros, segui rumo ao campo. Estava uma noite estrelada, com a lua como companheira, iluminava a estrada de terra. Era nítida toda a planície, salpicada de sobreiros e montes. A luz azulada pintava as copas das árvores, embebendo tudo numa atmosfera melancólica e romântica. Pensava nela, nas palavras que tínhamos trocado, o que tínhamos dito. Sorri. De repente, ouvi uma voz. Não tinha direcção, parecia vir de todo o lado, muito baixo dizia:
- Onde vais?
Eu não sabia de onde vinha. Olhei em todas as direcções e nada vi. Só sombras perdidas nos campos, sombras negras, mas nada assustadoras, negras de desejo de as encontrar. De repente:
- Diz-me, onde vais?
Resisti e, perguntei:
- Onde estás? – Muito baixo também, quase sussurrava.
- Aqui...
- Não te vejo... – Olhei para dentro da mata.
- Aqui... não me vês?
- Não... – Olhava a toda a volta.
- Mas tu não me estás a olhar...
- Não...?
- Não. Estou aqui, olha, aqui!
- Mas a tua voz vem de todos os lados, não consigo perceber de onde vem... – Dizia eu com uma voz de alguma tristeza, misturada de alguma ansiedade.
- Não estás a olhar para onde eu estou. Eu vejo-te. Vejo-te muito bem. Estás ai, parado, com o teu olhar, belo, com as tuas feições, que eu tanto adoro. Olha para mim! Estou aqui....
- Mas... eu não sei onde estás. Diz-me, onde estás? – Dizia eu, um pouco em desespero.
- Já disse. Mas tu não me vês. Sente-me. Sente-me. Sente-me.
- Espera. Vou sentir-te.
Cerrei os olhos e procurei pela voz. O silêncio da noite envolveu-me, apoderou-se de mim e senti-me flutuar. Alguns segundos bastaram para sentir de onde a voz vinha e de quem era. Inclinei a cabeça para cima, ainda de olhos fechados. Abri os olhos, a princípio a medo e depois, completamente abertos. E vi. Vi quem tinha a voz. Estava no céu. A luz era diferente de todas as outras, era uma estrela diferente. Cintilava de forma mais errante e bela. Duma luz que cativa e maravilha. Sorri. De repente:
- Olá! Vês, afinal sabes onde estava. Eu sabia que me ias encontrar. – As palavras dela sopravam na minha face. A doçura era eterna.
- Como és bela.
- Não, eu sou feia, esta luz esconde quem sou e como sou.
- Não, és bela, eu consigo ver-te.
- Consegues? Não pode ser....
- Sim, vejo os teus olhos, o contorno do rosto, os teus lábios, os teus longos e belos cabelos de seda.
- Não pode ser! Eu não posso ser vista. Como são os meus olhos? Tu não me estás a ver, imaginas...
- Os teus olhos sorriem para mim, brilham, mais que a luz que te envolve. As tuas covas na face quando ris...
- Mas... como pode ser? Estás mesmo a ver-me... Sou horrível! Não olhes! Peço-te, não olhes!
- Tanto que não vou parar, como já estou perto de ti.
- Como conseguiste aqui chegar?
- Foste tu que desces-te.
O ar de espanto da pequena estrela, fez-me sorrir.
- Eu desci... eu... – Não sabia mais que dizer. Estava espantada.
- É verdade. Estás aqui, ao pé de mim. Tenho a sensação de... – Parei e olhei. Dizia olhando os seus olhos.
- Sim, eu sei. Tu sabes quem eu sou.
- Sei.
- Mesmo que nunca me tenhas visto.
- Mas eu já te vi. – Sorri.
- Eu sei. – Sorriu.
Ali ficámos, de mãos dadas, os dois, sem noção de tempo, sem noção do que nos envolvia, mas ao mesmo tempo sabia que algo estava à nossa volta, tudo, sentimos tudo, os nossos corpos, interligados, envolvidos com o campo, com o ar, a mata, as árvores, a terra, a lua, tudo, o universo e contudo, ali estávamos, sós e num só. De repente...:
- Adoro-te tanto! - Em coro dissemos e num voou celestial, imiscuirmo-nos nas estrelas, lado a lado, numa só. Ao fundo, um pequeno clarão e para sempre desaparecemos. Para sempre e para todo o sempre, juntos, lado a lado.

Sem comentários:

Enviar um comentário

CU menta!